quarta-feira, 16 de maio de 2012

A vantagem de jogar em casa. Vantagem?


Por: Daniel Lobo

Um dos mitos mais conhecidos e difundidos do esporte é a famosa “vantagem de jogar em casa”. Aquela força intangível que move alguns times quando estão em território amigo.

Na NFL, o Lambeu Field é famoso pela proximidade dos torcedores com o campo, que bota medo em muitos adversários. Já o Arrowhead Stadium, do Kansas City Chiefs, é tão barulhento que faz da vida dos visitantes um inferno.

Já o Cowboys Stadium....nah. Desde que foi inaugurado em 2009, o Dallas Cowboys compilou números magros em casa: 13 vitórias e 11 derrotas em jogos de temporada regular. Apenas 54% de aproveitamento. Só como comparação, no mesmo período de tempo, após a abertura dos portões no Texas Stadium entre 1971 e 1973, o Cowboys cravou 16 vitórias e só 3 derrotas.

Os torcedores de Dallas nunca foram muito conhecidos por serem fanáticos, como acontece, por exemplo, em Oakland. E durante alguns jogos, quando o time da casa está perdendo, é possível escutar um alfinete caindo dentro do estádio, tamanho é o silêncio.

O fato é que até o momento, Arlington não tem assustado muito quem dá uma passadinha por lá. É sim, o estádio mais caro, moderno e bonito da NFL. Mas dificilmente um dos mais intimidantes. E enquanto isso não mudar, quem vai continuar aparecendo bem nos telões em HD são os adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário